Em Filadélfia. A primeira aldeia a gente nunca esquece. Mas… Aldeia Filadélfia???

Resultado? 336 fotos e conhecer as aldeias Tikuna, que não conhecia. Bem, isso quer dizer que mais uma vez não falarei dos animais de estimação, afinal, ainda tenho que falar um pouco da minha última ida a Manaus. Mas vamos começar com o passeio de hoje. A primeira visita foi a Aldeia Filadélfia. Rua asfaltada, casas com antena parabólica e uma super escola pública. Quem diria que uma aldeia é assim?
 
ia12escola  Esta é a escola, modelo em educação indígena.
 
ia12filadelfia Rua de Filadélfia, com asfalto e orelhão.
 
ia12postodesaude   Posto de saúde com ambulância a postos.
Conversamos com o Coordenador do Conselho Geral da Tribo Ticuna, Nino e a Diretora da Escola Ebenezer, Terezinha. A escola este ano resolveu que não iria ter festa junina e sim uma “festa tradicional”, com cerimônias típicas da comunidade ticuna. Assim foram apresentadas danças de pássaros, do jabuti e do “vá vá vá vá vá”. Sabem o que é isso? São as mães embalando os bebês na rede… E para isso também se faz dança!
O Nino, que também foi professor e fundador da OGPTB (Organização Geral dos Professores Ticunas Bilingues)… Aliás, pausa aqui. O que eles mais gostam é sigla e associação. Tem mais umas 4 ou 5, dentre elas das Mulheres Artesãs, dos Mototaxistas Indígenas e por aí vai. Voltando então, o Nino contava que as crianças não brincam como os “civilizados” – na palavra dele, que já conhece mais do mundo do que eu. Eles são habituados a brincar sozinhos, imitando os bichos, então tem a brincadeira do sapo, do gavião, mas não brincam de carrinho ou de bang-bang. Ele conta ainda da grande dificuldade dos ticuninhas quando vão para a cidade estudar, pois a sua criação é diferente do pessoal da cidade, e então eles não se relacionam e passam por mal educados. Eu noto isso na pele. Eles podem até chorar, mas é muuuuuuito raro falarem qualquer coisa no consultório, ao contrário dos tagarelas urbanos. Eu MORRERIA se fosse ticuna… risos… como assim, não falar??? Segundo Tia Isolda, uma das mais novas assinantes, eu consigo tagarelar até por e-mail… risos.

2 comentários Adicione o seu

  1. minha aldeia preferida eu nunca vou esquecela

  2. kelson vaskes disse:

    Vem dar uma volta de novo agora .. vc vai se surpreender … Tá muito mais moderno ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s