Entre os Yaguas e os Bora

De lá fomos visitar os índios. Fui em duas tribos. Nos yaguas, atirei zarabatana e assisti algumas danças. Eles usam roupas de palha e foi até interessante a visita. Vergonha fui eu atirando zarabatana. Tão mal que as índias velhas davam risadas… “shame on me”… 🙂
Depois fui nos Bora. Gostei muito. Fui recebido pelo curaca (cacique) que me explicou logo: a comunidade fica há duas horas de caminhada de onde estávamos (beira do rio Nanay). Ali moravam 4 famílias em sistema de rodízio mensal, de forma a todos poderem vender seus artesanatos aos turistas e mostrar suas danças, usadas nos cerimonias. Explicaram que se eu quisesse assistir e fotografar seria muito bem vindo, não precisava ter pressa e iria inclusive dançar com eles, pela quantia de 30,00 soles (cerca de 25,00). Só estava eu lá… e então resolvi pagar para ver. O curaca então chamou o pessoal e surgiram alguns índios. Na verdade uma meia-duzia, mas bastante sonoros, e foi bem divertido.
Impressoes1606
Uma das índias, que ficavam de peito de fora todo o tempo, estava amamentando uma menininha de uns dois anos. Ela dançava amamentando, era muito engraçado. Os meninos pequenos também queriam dançar, mas ainda não sabiam e então se atrapalhavam e davam risadas. Ainda havia uma adolescente, bem com vergonha – afinal, no dia-a-dia eles usam roupas normais – que passava o tempo todo com seus longos cabelos negros sobre os seios… Foi uma experiência “profissional” mas bem divertida, que rendeu fotos como a que estou enviando.

1 comentário Adicione o seu

  1. Maurízio Bim disse:

    O que significa “curaca”, ou seja, qual o significado do nome desse cacique?
    Eu pergunto porque moro numa cidade por nome Curaçá (BA), onde o senso comum costumou a dizer que o significado para esse nome é “cruz”, ou “paus trançados”.
    Confirme-me essa informação!
    Grato, Maurízio Bim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s