Primeiras impressões de Feijoal

ia17_feijoal Dez horas estávamos em Feijoal, onde tudo havia sido combinado com o Cacique para apresentarmos o Conselho Tutelar aos líderes da comunidade. Só que ninguém achava o cacique e nem mesmo as autoridades. Atos de cara encontrou com o tio, vice-cacique, que também não sabia de nada. Bem, somente às 13 horas, após muitos anúncios pelas bocas-de-ferro (o sistema de microfonia local) começou a reunião. Ao menos deu quórum, pois estavam quase noventa pessoas no Centro de Reuniões. Falamos em Ticuna, que eles também referem como “falar a gíria” e em português, com tradução simultânea pelo Atos, e foi interessante como eles prestaram atenção. Depois o condutor da reunião fez a apresentação de cada um de nós, com aplausos individuais e muitos agradecimentos. Algo ao mesmo tempo informal, mas formal.
Feijoal é uma comunidade que tem quase 3 mil pessoas, com vários orelhões, posto de saúde, posto da Funai, escola grande, quadra e muitas igrejas. As igrejas são todas evangélicas, com maior força para a Assembléia de Deus. Quando cheguei era horário de culto, e mesmo com o sol estavam todos os homens de mangas cumpridas, derretendo no sol quente.
Os cultos são realizados em Ticuna. As músicas são legais, com uma boa sonoridade e espalhadas pelo vento por poderosos alto-falantes. Até era legalzinho, parecia rock japonês. Aqui tinha uma igreja católica. Acontece que os católicos podem ter festas… os evangélicos não. Resultado… para não ter briga a igreja católica mudou para outra comunidade, em que se chega após cerca de vinte minutos de caminhada, chamada Cidade Nova. Embora seja proibida a venda de bebida alcólica em qualquer território indígena, esta prática costuma ser comum, mas não existe em Feijoal. Resultado… no final de tarde os “alma tortas” ou “desviados” se dirigem a Cidade Nova e depois voltam felizes e alegres.

1 comentário Adicione o seu

  1. Faço parte do conselho tutelar de minha cidade mas naõ tivemos nenhuma capacitaçaõ e enfretamos varias dificuldade em alguns casos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s