Viajando de recreio

O avião de Tabatinga a Manaus custa cerca de 510,00. Mais 30 de catraia e 2 de mototaxi, dá para notar que a conta é meio salgada, não? Então a opção é pegar o barco e descer durante 3 dias a 150,00 com todas as refeições incluídas. Eu não me aventuro a ficar tanto tempo em um barco, ainda mais depois da minha experiência no barco peruano, mas… para não ficar “em casa” no Carnaval, cá estou eu no Manoel Monteiro, pronto para viajar a São Paulo de Olivença (SPO), cidade vizinha mais próxima e portanto com tarifa mais barata.
Segundo a dona do barco, uma senhora loura com sotaque gaúcho, o barco sai as 7:00h em ponto, assim o atraso de dez minutos é bem tolerável. Prefiro ir embaixo, onde há menos rede e mais silêncio. No segundo andar, além de lotado, com direito a todos os gringos que sempre estão presentes nestes barcos, ainda temos televisão e som. Como não deu tempo de comer antes de sair, armo a rede e subo para perguntar pela janta. Dei sorte, pois logo que cheguei a copeira toca a sineta e fui o terceiro dos vinte a entrar no refeitório fechado e refrigerado. Sopa de carne, bem grossa, com pão e água. Gostoso. Ali as regras são claras, ninguém pode comer de chapéu, é proibido. Difícil foi explicar pro loirinho que falava uma língua que não consegui identificar, embora fizesse depois os questionamentos – obviamente não compreendidos pela copeira – em inglês.
Depois da janta desci e fiquei lendo até as nove, quando todas as luzes são apagadas. Fui interrompido no sono por chegarmos na Base Anzol. Esta é uma base da polícia federal, que faz às vezes de Alfândega e combate às drogas. Dizem que quase sempre prendem alguém, mas desta vez eu não vi, ao menos não no meu andar. A inspeção dura mais de uma hora e com isso nosso barco só chegou no destino ás sete horas, debaixo de muita chuva.
ia23barco
Assim que a gente fica dentro do barco

1 comentário Adicione o seu

  1. MILSON disse:

    Prezado amigo, participei dessa aventura inesquecível no rio solimões e passei 60 dias na referida base. confesso que gostei muito da experiência porque o Amazonas é um mundo diferente. espero repatí-la em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s