Impressões juninas de BC

A época das festas juninas começou e agora todo final de semana tem uma festa diferente na cidade. Fui a uma organizada pela Secretaria de Ação Social, incluindo o pessoal da terceira idade, adolescentes em risco e crianças do programa de erradicação do trabalho infantil. Muito legal. É impressionante como aqui os jovens são estimulados a dança e as manifestações artísticas, o que é ao menos um consolo para o número de aulas, que é mínimo. Foram apresentadas diversas danças em três dias e o melhor vou contar para vocês.
Primeiro a dança do gambá. A região recebeu uma pequena quantidade de negros, hoje totalmente assimilada e diluída, mas suas manifestações culturais resistem firmes e fortes. Como não há negros, hoje as danças são interpretadas por “negros artificiais”, compondo um quadro no mínimo bizarro.
Depois a quadrilha “só filé”, composta pelo grupo da Melhor Idade. Como no grupo só tem quase mulheres, elas dançavam com os adolescentes. Tinha velhinha que há muito tempo não via de perto carne tão fresca. Sei não, mas quando tiver a idade delas quero ter a mesma disposição e não ser um “velho sentado”.
Por fim o onipresente boi. Dos ritmos regionais brasileiros, a toada é um dos que mais gosto. Todo mundo canta junto e acompanha o enredo no qual vão desfilando uma série de personagens como a Rainha do Folclore, o Amo do Boi, a Porta-Estandarte e diversas tribos, que são como blocos de uma escola de samba. O maior destaque, o Boi, dança apaixonado pela Sinhazinha da Fazenda, que lhe dá grama para comer e lhe faz carinho. Quem dá vida ao Boi é um dançarino conhecido tecnicamente como “tripa”. Depois do Boi entra a Cunhã Poranga, que na tradução literal quer dizer “menina bonita”, e que é enfeitiçada e salva no momento mais esperado pelo Pajé. O Pajé desta apresentação era mirim, mas foi fantástica a sua atuação. Imaginem Parintins!!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s