Pajé remunerado

O pajé com quem conversei não foi como o de Moikarakô, última aldeia onde havia estado. Lá o pajé me pediu ajuda para conseguir um salário para os pajés. Ele me disse que, como eles trabalham muito precisam receber bem, mas que para ele dez mil reais seriam suficiente. Imagine só… Ele explicou que dá muito trabalho andar na mata para pegar folhas, preparar chá, chamar os espíritos, e ainda contou que é necessário muito estudo para ser pajé. Dentro da hierarquia deles o pajé começa como aprendiz, vira auxiliar e só então passa a ser um “profissional”, que, por aqui, são muito mais respeitados do que qualquer médico.

Além disso, se você acha que especialização é uma invenção de nossa modernidade, que se espalhou pelos médicos e agora se difunde entre os odontólogos, está enganado. Saiba que a especialização na saúde também é algo tradicional entre os Kaiapó. Os pajé tem diferentes especialidades. Existem os especialistas em osso (fratura, torsão), os que impedem a mulher engravidar (pouca eficácia, pelo que pude perceber), os que “tiram veneno de animais”, e pode ser de cobra, sapo, jabuti (você não sabia que jabuti envenena???). Se você for no pajé errado, o tratamento pode não surtir efeito, e não será culpa dele. Além da especialização, da mesma forma que para nós, medicos, pajé também recebe pagamento… e cobra caro. O pagamento pode ser em dinheiro ou em comida, caça, e nunca é pouco. Tem famílias que tem que trabalhar um tempão para pagar um tratamento.

Como não recebo tanto assim… tenho que suar para ganhar o meu… hora de ir. Grande beijo, e abraço! A saudade de vocês está tatuada em meu coração,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s