Não tem jeito: Amo o Rio de Janeiro

Rio 40º. Cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos. Ano Novo e lá estava eu desembarcando na cidade, apesar de tudo, sempre maravilhosa.
Meu destino, como a maioria de vocês imagina, não é a terra das “casas brancas” (do tupi: carioca = casa branca, devido ao fato das casas dos portugueses serem pintadas de cal, sendo por isso brancas), mas sim o Paraíso. Não sabe onde é o Paraíso? Vem comigo que eu mostro, pois tirando o chimarrão, o niteroiense (que na verdade é “papa-goiaba”) é o gaúcho do Estado do Rio. Orgulhoso de sua terra, convencido e até, não há como negar, um pouco arrogante pelo privilégio de morar de frente para a Baía de Guanabara.
Nesse cenário eu cresci. Jogando bola na praia, teimando em só olhar para o Cristo e o Pão de Açúcar. Não tão magnetizado por sua beleza, mas com medo de que, olhando para o outro lado, vislumbrasse uma toalha vermelha pendurada na janela da casa da vovó, sinal que era hora de voltar para casa.
Depois, morar distante fez com que este cenário se tornasse ainda mais belo e encantador em minhas memórias. A baía ficou mais limpa, o sol descia como uma bola de fogo anunciando o fim do dia com mais vigor e o gênio Niemeyer aterrisou um disco voador na beira desta paisagem. Só ele ousaria imaginar uma montanha de concreto e fazê-la suave o suficiente para compor com o mar, as ilhas e montanhas a capa de qualquer revista de viagens de bom gosto.
Assim, morando longe descobri gostar ainda mais do mar e da baía da Guanabara do que poderia imaginar. É engraçado como no dia-a-dia nos acostumamos a visões e sensações que só se tornam realmente nítidas quando estamos distantes. Por isso o brasileiro se torna mais patriota longe do seu país. Não tenho vontade de voltar a morar por lá, mas a cidade de minha juventude nunca deixará de morar em mim.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s