Nome e sobrenome

Aos poucos, na medida que permaneço trabalhando com os kaiapós vou me familiarizando com seus nomes e o que antes parecia impossível de guardar começa a se tornar simples como deveria ser. Consigo associar nomes aos indígenas, reconheço nomes iguais em diferentes aldeias e tento descobrir o significado.
Alguns nos soam “familiares”, embora sua tradução não seja a que imaginamos. Mikhim não é nome de macaco, Tazam não tem nada a ver com o senhor das selvas e Pitibu não é cachorro bravo. Um dos nomes que sonoramente mais gosto é Matmare. Ou gostava, até descobrir o seu significado, contado de forma séria pelo próprio possuidor do nome: tripa de arara. Muitos nomes tem os significados bucólicos que imaginamos em nossos índios idealizados. Há “campo limpo”, “brilho do sol”, “canto do sapo”, “cabelo de boneca” e nome de animais como Payakan, que é um passarinho ou Makti (escorpião grande) e Kapranpói (jabuti grande). Apesar disso há nomes que ao nosso olhar soam bizarros, como o citado Matmare e Tekreruti (bunda comprida). Tekre (bunda) inclusive é prenome de vários índios. O mais diferente de todos foi o Bepó. Perguntando o significado ele explicou que é o nome das peças de jeeps e caminhões. Bepo é marca comum de farol-de-milha e bagageiros.
Todos aqui tem o sobrenome Kaiapó. É até engraçado, pois em uma aldeia onde estive recentemente, Kôkôkuedja, os fundadores, Dona “Maria” Bekwoiti Xikrin e o Cacique Motu Xikrin, como o sobrenome indica são Xikrin, mas mesmo assim seus filhos todos tem o sobrenome Kayapó. Na verdade Xikrin e Kaiapó, assim como Txukarramãe são todos Mebengokrê – povo do buraco do rio, e as diferentes denominações quem deu, erroneamente foi o branco ou tribos rivais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s