Quando forem a Macapá, guardem este nome: Museu Sacaca. Não é nome de japonês, mas de um famoso pesquisador de ervas.
O museu é bastante interativo, e quase todo a céu aberto, sem “cara” de museu. Embora um pouco largado, tem muita coisa interessante e as curiosas pedra-fones. O que são pedra-fones? Na verdade nem sei se o nome é este, mas para sonorizar o ambiente sem tirar o aspecto de natureza e os cenários amapaenses que são reproduzidos, há pedras que na verdade são caixas de som, que podem até passar desapercebidos.
Um dos ambientes mais legais de visitar foi o “Regatão”. No Sacaca há um Regatão autêntico, no meio de um rio onde vemos tambaquis e pacus nadando.
Regatões eram os barcos que desciam os rios amazônicos, comprando produtos da floresta e vendendo os industrializados. Era mais ou menos assim: eles compravam ouro a preço de sal e vendiam sal a preço de ouro. Muito legal eram os remédios vendidos. Haviam os infalíveis “específicos” capazes de proteger qualquer pessoa contra cobras, aranhas e outros animais peçonhentos. A bula alertava quer era infalível desde que se conseguisse acertar a dose pelo tempo suficiente, o que não devia ser tão fácil, afinal, uma garrafinha só nunca era suficiente, e quem tinha mais que uma? Além disso medicações como o depurativo Batatão Hypolito – “Aprovado pela Exma. Junta de Higiene do Estado do Pará” e que prometia curar reumatismo, diarréia e até problemas ginecológicos “em geral”.
O Sacaca também tem uma bela estátua que homenageia as parteiras deste que é o estado onde existe a maior porcentagem de partos domiciliares do Brasil. As parteiras são ativas e reconhecidas pela população, sendo bastante valorizada. Aliás, é impressionante o que uma boa parteira consegue fazer, sabendo até virar o bebê que está sentado, antes do parto.
É uma pena que esta informação ñ esteja certa,o Sr sacaca era mateiro do meu pai, Dr Waldemiro de oliveira gomes, o meu pai que foi o fundador do museu, ele sim , foi quem catalogou todas as ervas medicinais encontradas na região de Macapá.O Sacaca , não tinha conhecimentos medicinais.Os estudos do meu pai sumiram,até suas poesias, sonetos e quadras,fico muito triste em saber que o (meu) pai dedicou tanto seu tempo por um lugar que da valores a mateiros e não a centistas.
desculpe, nem conheço o museu. procurava por “parteiras” e caí aqui. mas… será que entendi direito?
“o Sr sacaca era mateiro do meu pai” quer dizer mesmo o qué?
quem apanhava as ervas?
assim? ao acaso????
‘Oii, sou do Rio de Janeiro, e gostaria de saber como eu faço pra comprar o Batatão hypólito, alguem sabe?
meu amigo filho de waldemiro gomes, seu pai foi sim uma figura importante para o desenvolvimento de nossa região, mas nos amapaenses valorizamos o que é da terra e o sacaca foi sim um grande conhecedor de ervas medicinais, claro com um conhecimento impirico mas um grande conhecedor desta, e merece essa homenagem…
Estou tomando o batatão hypólito para alergia ao suor e àgua.
O dr.que me receitou é fera mesmo, mais ele passou outro remédio para combater os efeitos colaterais.
Uma coisa eu sei, tem gosto de cachaça com raiz e a primeira dose desce como fogo e até se acostumar vc fica muito sonolento, mais resolvel com 10 dias de tratamento, não sinto mais nada.
Fone 227 1425_ fax 224 5388 telefone da embalagem. Para Belem. Aconselho falar com um bom especialista
sou namorada de Waldemiro jose gomes ,neto do Dr Waldemiro Gomes. Estou pesquisando a respeito do Dr Waldemiro pela herança cientifica que ele deixou ,que pouco se preservou e pelo visto menos ainda se valorizou. Sr Sacaca sim era mateiro do DR ele entrava na mata a qual conhecia muito bem,mas que estudava,quimica e fisicamente e catalogava era o DR waldemiro em parceria com Dr gaspar viana. Parceria maravilhosa onde todos têm méritos e por isso todos devem ser reconhecidos. Carolina Belém-pa
Nao sou filho sou filha.Agora se vc acha que deve dar valor pro sacaca, de ,mas o que ele era era rei momo do carnaval.meu telefone e 09191319772 .
Foi muito bom visitar esse site, aprendi coisas importantes!
E vendo as imagens do famoso batatão, lembrei de um amigo que sofria de azia e o meu tio encinou para ele como curava a azia.
Cavou uma plantinha no meio da roça e arrancou aquela batata, que é o batatão, e disse para o meu amigo, mastigue e engula a saliva, impressionante como nunca mais ele teve azia.
qual o nome científico do Batatão Hypólito?