Os índios da confusão no Fantástico

Sim, já me perguntaram. E sim, aqueles são os índios com quem eu trabalho. Os Kaiapó começaram a confusão em Altamira. Tudo bem que eu concorde com eles – ao menos em parte, pois sou contra qualquer tipo de violência. Imagine se alguém resolver alagar parte de suas terras para mandar energia para outro lugar. Solidariedade? Isto é o que historicamente os povos indígenas sempre tiveram com o Brasil, e isto é o que nós nunca soubemos dar a eles.

Ire-O Kaiapó deu até entrevista no Fantástico. Muita gente achou arrogante “Empurrei sim. Só não rasguei nada” Me lembrou até o Bill Clinton, que “fumou sim. só não tragou”.

Na verdade os Kaiapó não são arrogantes. São, sim, um povo orgulhoso. Orgulhoso de nunca ter se entregue ao “kuben”. Se não sabem negociar, sabem deixar clara sua vontade, que normalmente é conquistada pelo enfrentamento. Assim eles sempre viveram, preferindo dividir uma aldeia em dois do que argumentar. Algo tipo “ou a gente briga ou vai embora”. Então dá uma “brigadinha” leve e vai embora.

Foi isso que Tuíra Kaiapó fez há alguns anos atrás. Deu uma “brigadinha” e foi embora. Repetindo o hábito dos seus parentes de falar com o dedo no nariz do oponente em um confronto verbal, se empolgou por estar com um facão na mão. Virou manchete em toda mídia e hoje repete o gesto, conclamando seus parentes a lutar pelo que é deles. Agora a mulher vaidosa que usa um relógio digital enorme e está sempre enfeitada, tão sossegada para falar, vai para o Japão, mostrar por lá a forma de dialogar dos Kaiapó, em busca de seus direitos.

3 comentários Adicione o seu

  1. Anand Nachtajler disse:

    Moro na California, e estava assistindo Fantastico com os meus pais, e fiquei muito nervoso quando vi a reportagem sobre o Kaiapó. Primeiro lugar por que logo no comeco aparece uma frase dizendo “Indios violentos”. Depois aparece o engenheiro falando do medo que ele passou, achando que ia morrer. A reporter (…Poeta) entao pergunta ao engenheiro, o que sua familia acha disso? Ja na entrevista com oIre-O Kaiapó, o reporter pergunta, quem foi que deu a facada, e se foi ele que comprou a faca, depois mostra ele comprando a faca, e por fim mostra uma mulher balancando o facao e dizendo nessa terra ninguem mexe.
    Eu acho que a reportagem foi pessima!!!!!!!
    A globo e os reporteres obviamente nao foram fieis ao que realmente estava acontecendo. a materia nao ‘e sobre indios violentos que esfaquearam um engenheiro, a materia era sobre a cultural dominante impondo seus valores nos Kaiapos, e os Kaiapos fazendo o possivel para se defender. Eu vi pessoas violentas sim mais nao foram os indios, foram a empresa que esta querendo roubar a terra deles para construir um hidroeletrica, foi um assasinato a forma que o fantastico falou dos indios.

  2. Anand Nachtajler disse:

    a GLOBO ‘e um vexame nacional!!!!!

  3. Anand Nachtajler disse:

    Eu estudo Antropologia cultural aqui em uma universidade de Sacramento na California. Espero, em algums anos fazer doutorado em Berkeley. Eu nunca trabalhei com nenhuma populacao indigena, mais espero ter a oportunidade de visitar a Amazonia, e o povo que habita ai a milhares de anos. As vezes tenho medo, nao de violencia, nem bichos. Por que isso existe em toda parte, tenho medo mesmo ‘e de alguma forma esta ajudando na destruicao da cultura deles. Vc fala a lingua? a quanto tempo vc trabalha com eles e o que te motivou fazer esse trabalho?
    Me desculpa tantas perguntas, ‘e que realmente esse assunto me interessa. Eu sei como ‘e dificil a luta de resistencia a opressao. Aqui nos EUA os imigrantes passam por situacoes bem parecidas, sendo mau-interpretados pela media, chamados de nomes, e explorados por companias que fazem lucro em cima deles.
    Agradeco a sua atencao,
    e se houver algo que eu possa fazer, deixe-me informado. Estou cansado de ouvir pessoas falando de mudanca, eu quero ser a mudanca.
    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s