Missão Urgente e Festa na Floresta

Aldeia Kranh-Apari, Novembro de 2006

07 11 KAP (60)

Ontem a noite recebi a ligação de uma enfermeira: “Altamiro, estamos com um surto de diarréia em uma aldeia. Temos que fazer uma missão lá. Você pode ir hoje?” Concordei na mesma hora, me sentindo um verdadeiro “médico sem fronteiras”. No aeroporto achei estranho tudo estar vazio, sem mais ninguém. O piloto me informou que só eu mesmo iria, ou seja, “eu” era a “missão de um homem só”. Me senti um Bruce Willis indo em missão no meio de uma selva lutar contra exércitos inimigos. Missão foi um ótimo nome que arranjaram para me convencerem a me aprontar rápido.

Com tudo isso o avião quase não saiu… estava chovendo muito. Isso me trouxe saudade das chuvas em BC, quando toda água que eu bebia vinha dos céus. Agora, já na aldeia, a técnica de enfermagem aproveitou a chuva da tarde e em poucos minutos encheu alguns baldes. Haja água.

Eu tinha que ter vindo na semana passada. Este final de semana foi o encerramento da festa, que durou dois meses, com danças quase todas as noites e teve seu apogeu há três dias atrás.

Noite na aldeia. Desde o final da tarde as pessoas se juntam na praça central para cantar e dançar. Depois de tanto tempo de festa parece que ninguém quer acreditar que o festejo acabou. Descobri que foi a Festa da Mandioca, uma das poucas em que homens e mulheres dançam juntos. Assim como em nossas festas do Divino, há um “dono da festa”. Este não dança e ainda fornece toda a comida para todo mundo. Ah! Aqui não tem bebida alcoólica, diferente do que acontece em outras etnias.

1 comentário Adicione o seu

  1. feliciano Mendes Da Silva disse:

    QUE DEUS POSSA A CADA DIA ABENÇÕAR A OBRA MISSIONÁRIA…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s