Após mais de uma hora de espera, inicio a travessia na mais improvável das balsas, onde dez carros se apertam e onde alguns carros nem mesmo podem abrir as portas para os passageiros saírem (imaginem a desgraça em caso de naufrágio…). A balsa é conduzida por um sistema de quatro lanchas com motor 15, uma em cada ponta da embarcação. O conjunto delas e a alternância da que está com o motor ligado é que faz com que ela consiga manobrar, girar e finalmente ganhar velocidade e ultrapassar a correnteza do rio que já se tornou Takutu, nome guyanense. Como meu carro não estava tão preso, consigo sair para fotografar, mas ganho outra preocupação. O carro na minha frente não tem freio, e tem que ficar com o motor ligado toda travessia, além de ser escorado por madeiras para não balançar muito. Sua carga? Água e… bujões de gás. Tem gente que realmente não teme o perigo.
O pessoal tem que caprichar para cada carro ficar bem colado no outro. Vão dez na balsa.
Este é o bruto que foi na frente do meu… sem freio, teve que ficar ligado o tempo todo. Levava água e bujões de gás. Bujões de gás? Sem freio??? E fazemos a travessia correndo perigo e olhando a ponte enorme sobre nós, como dá para ver nas fotos do post anterior…
Deus me livre, tenho maior medo de balsa, acho que iria atrás nadando, e nem sou essas coisas como nadadora.
Por favor , alguém tem informações atualizadas de como ir de Lethem para Georgetown?
Vans…… peços e horários
Avião:……
ônibus… Boa Vista até Georgetown
Obrigado
Voce pode procurar informacoes na Rodoviaria (Amatur) em Boa Vista.
Amigo, não sei informar com detalhes.
O que sei é o seguinte: Na época seca há um ônibus e passam carros altos. Não há vans. Na época chuva, não passa ninguém. A estrada é perigosa, mas são pouco mais de seis horas de viagem.
Há um vôo de Lethem para Georgetown, e outro saindo do Brasil, pela Meta, a partir de Boa Vista.
Bom, segundo infromações preliminares existem avião de boa vista para georgetown, e tb de Lethem já na guiana ao destino supracitado….existem ônibus e vans que fazem o árduo trajeto….