Receita de Damorida – Prato típico de Roraima

Para o pessoal que ficou curioso, segue a receita da Damorida, prato citado na letra do forró dos índios Macuxi, citados no último post:

Ingredientes:
peixe ou carne assada na brasa
folha de pimenta malagueta
pimenta jiquitaia (pimenta ardosa)
goma de tapioca
sal a gosto

Preparo:
Cozinhar o peixe/carne previamente assado com as folhas da pimenta malagueta, a pimenta jiquitaia em abundância e o sal.
Engrossar o caldo com um pouco de goma de tapioca.
Cozinhar até a carne ficar bem mole.
Este prato pode ser servido com pirão de farinha de tapioca e/ou arroz branco.

 

O grande segredo, segundo pude descobrir com os “entendidos” é realmente a pimenta, que dá o gosto e é fundamental para o prato bem feito.

9 comentários Adicione o seu

  1. cris disse:

    gostei da receita. simples demais. e também porque a comida é expressão cultural, a damorida expressa o modo simles que os indígenas têm de encarar a vida. tudo simples e bem apimentado. esses sabem viver a vida. sem complicações. tudo pelo que anseio atualmente. mas, não esquecendo que sou um pouco kaiapó, sem complicações, mas com um bom médico por perto, senão a hipocondria rola solta. vou tentar fazer, mas com algumas adaptações, é claro, bem poucas, mas algumas.

    abraços. seja sempre feliz.

  2. Iúna disse:

    minha boca ficou ardendo só de ler.
    pelo amor de Deus, Alta, isso deve arder muito.

  3. Denise disse:

    Ola.. Boa Noite !
    Primeiro de tudo Parabens pelo belo blog ! show de bola!
    Sou do Rio de janeiro vi este seu post sobre damorida, ha tempos estudo e me interesso muito por pimentas em especial as da região norte, por aqui temos muita dificuldade em adquirirmos as mesmas, gostaria de saber se vc poderia me enviar algumas pimentas tipicas de sua cidade e esta que se chama jiquitaia tb, se puder veja o preço das mesmas e eu te deposito o valor e vc me envia, com certeza vc irá me fazer uma pessoa mais feliz..
    Parabens !
    Obrigado
    aguardo seu contato!
    Denise

  4. Neode disse:

    Sou de Roaima e atualmente estou em são paulo, sou formada em gastronomia e me interesso muito por novos pratos, quando eu estava em RR, nunca ouvi falar nesse prato. Mas, o que significa Damorida na linguagem indígena? meu ´-mail é tikhirt @ yahoo. com. br, se quizer mandar resposta eu agradeço.

    atenciosamente,

    NEIDE

  5. JOSE LOURENCO disse:

    Como gosto destas coisas deste lindo estado leio sempre seu blog adorei a receita de damorida emuito gostoso abracos…

  6. waleria garcia ambrosio disse:

    sou india wapichana, idealizadora da festa da damorida que é realizada todo ano na comunidade Malacacheta, é prestigiada por muitas pessoas que vem conhecer em locus, faço uma pequena critica na divulgação de nossas receitas que conhecemos como fortalecimento do nossos espiritos entre outros, mais quem quiser ver de perto, que venha na comunidade…….

  7. Rosa Pimenta disse:

    Onde encontro essa pimenta Jiquitaia?? Abraçoo

  8. JOSÉ CARLOS ILÁRIO PEREIRA disse:

    Sou índio da etnia Macuxi, da comunidade indígena Camararém, quero fazer uma critica em relação aos ingredientes. Existem mais tipos de damorida com outros ingredientes: com folhas de macaxeira, pimentas inteiras, orossar, carirú, acompanhado com carne de caças e de pássaros, não é preciso colocar goma, a mistura da folha faz com que o caldo fique grosso, existem também damorida de tanajura, de lagartas de maniva e mutambas, na verdade existem damorida com varias misturas, que são tradicionais e culturais. essa informação estar precisando de mais estudos e informação. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s