Dos cabelos, cílios e lágrimas das mulheres Kaiapó

Outra coisa curiosa é que os Kaiapó não tem cílios. Você está conversando com eles em suas casas e nota que as mães possuem pinças que usam com uma agilidade surpreendente para arrancar os cílios inferiores e superiores das crianças que de tão habituadas, levam um pequeno susto mas nem reclamam. Além de cílios e sobrancelhas, o chique para as festas é raspar a cabeça em triângulo, como na menina da foto abaixo.

reduzidapara o IA46

reduzidapara o IA46a

Esta mesma habilidade é usada para arrancar penas das araras. São três animais que vi muito por aqui: cães magrelos e sarnentos; galinhas bem nutridas e araras peladas. Acho que as araras, mesmo não indo para a panela são as que mais sofrem.

Atendi uma senhora careca. Me explicaram que ela raspou a “krãn” (cabeça) porque sua filha havia morrido. Eles morrem de medo dos fantasmas e, supersticiosos, fazem tudo para agradar o falecido, inclusive se auto-flagelar. As mulheres se socam, se batem e várias queixam-se que começaram a sentir dor após se baterem com facão na cabeça por ocasião da morte de um parente próximo. Loucura, loucura! Na verdade, o lamento faz parte da vida dos Kaiapó e as mulheres recebem um verdadeiro “treinamento” com mães, tias e avós. Dentre as habilidades necessárias a uma mulher está saber cozinhar, cuidar da roça, pintar e… chorar. Uma boa mulher deve saber como chorar e em qual situação. Quando levantei vôo de Gorotire, ouvi uma mulher chorando como uma carpideira, uma verdadeira ladainha aguda e ininteligível ( por sua mãe que foi viajar ). Depois assisti, ou melhor, ouvi, cenas semelhantes por reencontros na Casa do Índio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s