A mulher que morreu na aldeia.

Hoje levei um grande susto. Havia atendido uma senhora com dor de garganta e prescrito alguns remédios simples. Eis que após o almoço chega o marido dela e diz: ela morreu! Peguei minhas coisas e corri para casa dela onde a encontrei simplesmente desmaiada. Para morte eles usam o termo em kaiapó, e “morrer” é sempre “desmaiar”.

Quando cheguei a mulher estava sem roupa, cercada por cerca de 30 pessoas, entre mulheres e crianças. Acenderam um fogo onde queimavam algumas folhas, esfregavam outras em seu peito, pernas e rosto, inclusive enfiando folhas no nariz da senhora. Espaço para eu passar? Nenhum. Foi duro chegar perto. Em compensação, quando o pajé chegou, todo mundo abriu espaço para ele “baforar” a mulher, que já estava melhor. Dura a vida de médico de aldeia…!

Hoje vi também como se inicia o aprendizado com as crianças. Vi algumas bonecas,todas com o rosto e as pernas pintadas, da mesma forma que as pessoas são pintadas. Além disso atendi um menino de cerca de cinco anos chamado Pajé. Depois descobri que lhe chamam Pajé por já estar sendo treinado pelo seu avô, pajé principal sa aldeia.

2 comentários Adicione o seu

  1. Iúna disse:

    Ontem eu morri tb, fiquie prostrada na cama o dia todo, sem vontade de acordar, alías, sem força, doença nenhuma, penso eu, mas uma saudade dilacerante de minha família, estou doida pra voltar pra casa, e ainda tenho três semanas pela frente. Nem o mar eu quis ir ver, e olhe que amo o mar.

  2. juan gonzalez disse:

    parece mui engraçado mas e a relidade na area indigena, ja tive algumas esperiencias quase similar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s