Aprendendo Mebengokré

Tenho tentado ao máximo aprender o idioma falado pelos kaiapós. Mebengokre kaben é como eles chamam a própria língua, significando idioma “idioma mebengokrê”. Este nome, mebengokrê significa “povo do buraco do rio” e é como eles próprios se designam, pois o termo kaiapó foi cunhado por tribos inimigas que chamavam-nos de “pessoas com orelhas de macaco”. Além dos kaiapós, os txucarramãe e os xikrin (agora famosos por terem invadido a vale do rio doce) partilham historicamente a mesma linguagem e etnia.
A língua é bem simples, e já consigo fazer a consulta, especialmente a de crianças, completamente em kaiapó. Eles ficam muito felizes quando aprendo e falo algumas frases. Riem muito, especialmente quando erro, mas é um riso complascente, pois logo tentam me ensinar. Diferente dos tikunas no AM que não gostavam de ensinar, os kaiapós adoram. Acho que isso preserva sua cultura, pois se não sei posso aprender tikuna eles são obrigados a se comunicar comigo em português e assim perdem. Já se posso falar em kaiapó, eles reforçam sua linguagem com o prazer de um kuben (branco) aprender.

2007 03 Kikretum (53)

3 comentários Adicione o seu

  1. Rosana de jesus carvalho disse:

    Queria algumas palavras nativas traduzidas para português para uma apresentação na faculdade.

  2. Olá!

    Poderia socializar mais algumas palavras na língua Mêbêngokre e suas traduções para o português?

    Grato!

  3. Einar Antonio de Andrade disse:

    Trabalhei em empresa de resgate de fauna na UHE Teles Pires, no Rio Teles Pires. Acabei conhecendo os povos Mebengokrês e, com muita honra, sou amigo do Cacique Raoni. einaralonso@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s