Aprendendo a língua dos Kaiapó

Como disse a língua Kaiapó não é tão difícil. Veja por exemplo as cores. Eles tem basicamente as cores preto, branco, sangue (kamrô – vermelho) e… colorido (ngrã ngrã). Como ngrã ngrã entra tudo que é colorido… e no começo eu achava que eles eram daltônicos porque tanto o verde como o azul como o amarelo eram todos ngrã ngrã… risos.. Outra cor com nome é o rosa, que chama kaibi kamrô, que quer dizer, literalmente, “meio vermelho”.

(Aqui eu faço uma parênteses para falar de uma simplicidade máxima, que contudo não é kaiapó. Vocês sabem como os franceses contam? Depois do setenta e nove vem o quatro vinte. Ou seja, o oitenta chama quatro vinte e eles seguem… quatro vinte um (81), quatro vinte dois (82), até quatro vinte nove (89) e depois… quatro vinte dez (90), quatro vinte onze (91)… tão bizarro que poderia ser lusitano, mas não é. Alguns países francófonos, como a Bélgica, contudo, já modificaram isso e já tem o oitenta e o noventa incorporados a sua língua).

Voltando aos kaiapós eles também contam assim: primeiro (púdjimi ou púdji), casal (amaikrut), casal sozinho (amaikrut ikieket), casal casal (amaikrut amaikrut), casal casal sozinho (amaikrut amaikrut ikieket) e por aí vai, até que chegam no muitos (kumet).

O mais difícil é o raciocínio do não. Vejam o nó, ainda mais lembrando que sim é “nan” e não é “ket“. Eu pergunto em relação as doenças: kangró ket? (sem febre?) e elas respondem: nan (sim, se realmente estão sem febre) ou ket (não, se estão com febre, ou seja, se não é fato que estão sem febre). Confuso, não? Mas é assim.

PICT0059 Quantos meninos são?

Amaikrut amaikrut! (casal casal = 4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s