Personagens Amazônicos: O Profeta da Pas

Se os cariocas tinham o Gentileza, o profeta que pregava o Amor nas ruas do Rio, Boa Vista tem o profeta da Pas (com esse mesmo). O nome com que se apresenta, é até difícil de guardar, e ele mostra tatuado no braço esquerdo – “do coração”: Deeus Ommy Geezus – O Profeta da Pas.

09 02 (37)

Logo que cheguei em Boa Vista, encontrei o profeta andando pelas ruas do centro. Sempre com uma roupa branca com várias frases escritas no que chama de “português correto” – “É sempre como se fala, e não como se quer”, acompanhado por um violão elétrico e com um sorriso cativante emoldurado por sua careca morena e por uma barbicha fina, que lembra tanto um monge chinês quanto um bode adolescente.

09 02 (40)

O encontro é fácil, a fala é agradável, as boas vindas com um beijo em nossa mão e a declaração: “eu te amo”. O profeta gosta de conversa e logo mostra as frases espalhadas por sua roupa: “Eu ti amú”, “Polìssiàl Fédêéràl Séléstiàl”, “Ezércitu de Deeus”.

 09 02 (44)

Não me conta a origem da sua missão. São várias histórias que se escuta em Boa Vista. A mais consistente conta que ele era um policial, que matou uma criança com um tiro, o que fez com que saísse de si e ao voltar se encontrasse transformado e consciente de sua tarefa divina: ajudar a transformar o homem através da paz e do amor.

E como quem é da paz não se nega a uma fotografia. Consigo várias enquanto escuto “Com uma máquina desta já sei que vão para o exterior. Pode levar! Leve a mensagem da Paz e do Amor!” E é isso que fiz. A mensagem é para vocês.

09 02 (46)

4 comentários Adicione o seu

  1. que palhaçada é esssssssssssaaaaaaaaaaaa

  2. psicopauta disse:

    Belas considerações sobre uma pessoa especial, amigo. Quiça houvesse no mundo mais profetas desses ou iguais ao Gentileza do Rio. Se são casos de esquizofrenia ou n ão, pouco importa. É uma forma bonita de estar no mundo. Mesmo adoecidos pela sociedade da qual fazem parte, inistem em se preocupar com ela, com a Vida e o Amor, que dão significado à existência humana.

  3. Ítalo Fernandes disse:

    Pow,muito legal…
    Sempre Alerta meu Chefe Altamiro!

  4. quando eu visitei boa vista eu tive honrar de conhecer o profeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s