E vou ser sincero, fui enfeitiçado. Não sei se é “ambientalmente correto”, mas… é tudo de bom. Eles são realmente dóceis e se aproximam com facilidade. Na verdade não são tão desinteressados, pois a melhor forma de atrai-los é com um bom punhado de peixe, mas uma vez que o cheiro do peixe cai no rio, lá vem. Um, dois, três, quatro… contei até sete botos. E se você entra com o peixe dentro do rio eles vem “abraçá-lo” gentilmente, pedindo o peixe. O problema é que, embora gentis conosco, não são assim com os irmãos de espécie, e então, como dois botos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, um pula por cima do outro, da focinhada e até morde, na tentativa de deixar claro que “este peixe é meu”.
Exceto por esta briga entre irmãos, que é possível de ser administrada com um bom estoque de peixes, a alegria é contagiante. A gente se sente meio Namor, Aquamen, Netuno ou qualquer uma destas criaturas meio humanas, meio aquáticas que habitam nosso imaginário. Com uma máscara você pode mergulhar abraçado a eles, com um peixe bem acima da linha d’água eles chegam a colocar as barbatanas de fora. E com um pouco de paciência, logo você tem fotos de toda família… pois cada boto já foi batizado e tem seu nome próprio, podendo ser identificado por diferentes sinais como um bico torto ou manchas na face.
Novo Airão, guardem este nome. Não dá vontade de ir embora. A sensação de integração a natureza é única. A plenitude maior ainda. Posso ter abraçado um boto, mas com certeza fui abraçado por Deus.
Alta, ficou com medo não?
Eu fiquei por você.
Adorei revê-lo e mais uma vez aprender um pouquinho com você.
Te adoro cada dia mais e mais.
Beijão
Fernanda Nooeeelllll (lembra?)
Fala primo!!
Sensacional o blog!!!
Abração!!
Olá, Altamiro! Adorei seu tópico sobre os botos. Coloquei parte do seu relato com o respectivo link e uma foto no meu blog.
Eu adoro botos e golfinhos :)) Abraços floridos da Angela Ursa
é, aqui é assim mesmo… Que bom que gostastes ; )
So agora eu vi essa postagem, cara tu teve um privilegio incrivel. Quando fui em Novo Airão infelizmente não era mais permitido nadar com os botos.
Parabens.