Luto… O Haiti é aqui…

País sui-generis. Primeiro a ser inependente nas Américas. Nação parida de sonho que se tornou um pesadelo em terra. Fome, violência, desgoverno fizeram necessária a intervenção da ONU, afim de tentar, ao menos, minimizar os fortes problemas sociais. Mas há tanto a fazer que as vezes é difícil imaginar por onde começar. Reconstruir um país.

Se já não era fácil, imagine agora. Muitos mortos, milhares. Alguns deles, brasileiros, tunisianos, chineses, europeus que estavam lá com o ideal de ajudar. Não me convenço que algum militar estava lá só por dinheiro. Ninguém encara uma vida desta, ainda que temporariamente, por dinheiro somente. Cada um tinha, com certeza, dentro de si a vontade de ajudar ao menos um pouquinho aquele povo tão sofrido. Cada um tinha a vontade de fazer a diferença.

Neste país, onde a embaixada brasileira é chefiada por um escoteiro, Igor Kipman, muitos voluntários brasileiros estão lá apenas pelo ideal cristão de SERVIR: ANDI, UNICEF, Viva Rio, UNICAMP são alguns dos órgãos representados oficialmente no Haiti. Mas o que faz com que um país já tão devastado moral, social e financeiramente seja vítima de tal calamidade? Se os EUA, nação mais poderosa do mundo hoje sofreu com o Katrina, o que dizer de um país que jã não tem muito além da solidariedade de outros povos.

E nesta calamidade dentre os que deixaram seu vigor e sua energia em plena luta pela melhora do mundo estava a Zilda. Dra. Zilda Arns, Akelá Zilda, pediatra, escotista, voluntária, pacifista, humanista, criadora e luz da Pastoral da Criança. Difícil falar sobre alguém que, mesmo sem se conhecer pessoalmente tem alma e espírito conhecidos por todos. Alguém que é irmã de todos, que é mãe de todos, que é próxima a todos.

Tive um plantão especialmente difícil hoje. A energia estava carregada, tensa, e não sabia o porque. Agora sei. Que todas nossas orações sejam no sentido de trazer coisas boas para o Haiti. Que depois desta grande calamidade venha uma grande bonança. Que a energia de tanta gente boa fique por lá, ajudando a fazer deste pequeno país uma grande nação.

Paz e Luz!

Altamiro

luaeluz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s