Pequenos detalhes de tecnologia

Diferente do que acontece nas cidades e na maior parte das nossas vidas, onde queremos tecnologia high-tech de alto custo, impacto ambiental e, na maior parte das vezes de pouca necessidade real, nas comunidades indígenas as soluções além de tradicionais são extremamente low-tech, se prestando exatamente para o que foram previstas de forma simples e eficiente.

Tranca de Porta

10 02 (1) 10 02 (3)

Uma pequena tira de couro atravessando o vão de duas tábuas da porta. Em cada ponta um pequeno furo e logo em seguida um nó. Quando se quer a porta aberta ela pode ser presa pelo nó, em uma fenda de outra madeira, como aparece na segunda foto, ou em um pequeno prego, pelo furo. Quando se sai e se deseja trancar a porta é só fazer a mesma coisa.

10 02 (34)

Porta do banheiro. A porta é feita de couro e um pequeno toco de madeira impede que se abra. Quando está lá dentro é só passar o toco para dentro. Este banheiro em modelo “casinha” está em um posto anterior.

10 02 (109)

Carne de sol é isso. Direto na cumeeira e virada várias vezes ao dia! Solução antiga de conservação de carne e ainda muito usada em todo Norte e Nordeste do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s