Filosofia do Tuchaua

Não pensem que foi só o desjejum. Antes, o nosso animado tuchaua falou, falou, falou A comunidade se juntou aos poucos, nem todos prestaram atenção, mas ele não se abalou. Depois pediu que todos ficassem de pé e fez uma oração em sua língua, falando de Jesus Cristo. Ao final todos cantaram. Uma moça puxou um cântico com nítida influência cristã, mas com uma cadência e ritmos nitidamente tradicionais. Cantei junto (o refrão era até fácil, e repetido muitas vezes) e me senti um pouco Ingaricó por partilhar algo único (talvez isto tenha dado a coragem de provar o caxiri).

Discurso do tuchaua.

Prestando atenção?!

Mais tarde o Genival, nosso técnico perguntou ao tuchaua: “O senhor é católico ou crente”. E ele respondeu: “É católico, é crente, é tudo. Deus é um só. Aqui tem sol que dá luz e calor. Tem lua. Eu viajei longe. Fui a Brasília duas vezes. Lá também tem sol. Tem lua. Deus é um só em todo lugar”.

4 comentários Adicione o seu

  1. Denise Guerra disse:

    ai que ótimo este depoimento do indígena, tudo haver com o que deveria ser pensado por todos os brancos também! Parabéns pelo belo trabalho!!!

  2. ines disse:

    que lindas fotos
    adorei parabens********

  3. Amanda disse:

    Conheço uma macuxi Sandra Souza Amaro (22) neta de Tuchaua Roraima, que está em Manaus na casa de uma mulher chamada Lívia Claudio Sales. Essa mulher tem impedido por mais de dois anos que a moça retorne a sua aldeia e reveja seus pais e seus dois filhos, a Sandra trabalha muito (de graça) para essa mulher, e há suspeita fortissima de cárcere privado pois a moça quer sair de qualquer jeito, é possível que sofra ameaças, segundo a moça, até já apanhou, mas o contato foi rápido e não deu para pegar maiores informações, se alguém soube sobre sua família, favor entrar em contato com amandalagoclaro@gmail.com

  4. Assim estão praticando o ecumenismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s