A vacinação contra o H1N1 é um grande desafio da saúde pública brasileira, embora muita gente seja contra a vacina, profetizando efeitos colaterais graves e imaginando teorias conspiratórias. A maior parte das pessoas não sabe, mas logo após os profissionais de saúde, o primeiro grupo a ser vacinado será a população indígena. Os indígenas tem maior fragilidade para doenças respiratórias, com alta mortalidade por pneumonia e tuberculose e o temor é que a doença atinja – e devaste – alguma aldeia isolada. O lançamento nacional da campanha para indígenas será aqui em Boa Vista, na Casa de Saúde do Índio (Casai), com a presença de autoridades.
Deixa eu explicar um pouco o que é uma Casai. A Funasa é responsável pelo atendimento da saúde dos indígenas na atenção básica, ou seja, em suas próprias comunidades – aldeias. Quando o problema não pode ser resolvido na aldeia, ou quando se necessitam exames complementares, o indígena é inserido no SUS. Como não tem “casa” na cidade ele é transferido (via terrestre, fluvial ou aérea) para a Casai de sua região, que funciona como uma casa de apoio e onde tem sua medicação supervisionada por equipe de enfermagem e onde permanece até seu restabelecimento. A Casai de Roraima é uma das maiores do Brasil, pelo grande número de indígenas que assiste, sendo também uma das mais modernas.
Cartaza da CASAI Boa Vista, na estrada que liga RR a Venezuela.
Estes são os alojamentos. Muitos indígenas na hora do calor colocam suas redes do lado de fora. Ah! Não tem cama… é todo mundo em rede.
Este é o refeitório.
Sinto saudades,vendo estas fotos,estou pensando em rever tudo,pessoalmente.