Casarão Chapuris e os Soldados da Borracha no Acre

Noite – O casarão centenário da Pousada Chapuris nos atrai. Se não encontramos vestígios dos antigos habitantes da região, os dizimados Xapuris, ao menos encontramos testemunhas do tempo da borracha.

10 08 Acre (135)

Nesta época migravam para cá milhares de nordestinos, principalmente cearenses, os “soldados da borracha”, que fugiam da fome e seca no nordeste em busca de um paraíso tropical para muitas vezes encontrar a morte nas picadas de um mosquito ou na mordida de uma serpente. Terra de macho, chão de bravo, só mesmo os nordestinos conseguiriam domesticar a natureza . Lutas com peruanos, com indígenas, com animais selvagens, com rios caudalosos, com doenças, com outros homens. Luta por tudo e para tudo, acima de tudo para viver. O seringalista, como o primeiro proprietário do casarão, vivia da borracha mas não dava duro na seringa. Dava duro nos semi-escravos seringueiros. Euclides da Cunha (escritor de “Os Sertões”), testemunha viva do Acre de outro século escreveu:

“O seringueiro realiza uma tremenda anomalia: é o homem que trabalha para escravizar-se”.

01 Quer saber mais sobre Euclides da Cunha na Amazônia? Leia o livro Amazônia de Euclides do jornalista Daniel Piza que refez a saga de Euclides na Amazõnia, vivida há cerca de 100 anos atrás.

http://2dedosdeprosa.blogspot.com/2010/03/amazonia-de-euclides-daniel-piza.html

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Denise Guerra disse:

    Caramba que achado este hein?! Nem podia imaginar que Euclides tinha sido testemunha disso tudo. Agente não sabe nada deste nosso mundinho brasileiro né?! Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s