Este post é atendendo pedidos sobre a receita usada para o pé-de-moleque de um link antigo.
Já fiz dois posts sobre o pé-de-moleque amazônico. Sem dúvida alguma para quem está habituado com o doce de rapadura e amendoim do sul, sudeste e nordeste é difícil imaginar um feito de mandioca e banana.
Não tem jeito, aqui o tubérculo é onipresente e aparece nas sopas (tacacá), nas refeições, no mingau das crianças, nos doces e sobremesas.
Dei uma olhada na internet e encontrei várias receitas. Na dúvida fiz melhor, liguei para minha amiga Rosângela Maricaua que explicou como ela faz lá em Benjamin Constant, AM. A receita, como é caseira e “feita no olho” pode trazer algumas dificuldades, mas para quem acertar a mão fica uma delícia. Eu garanto.
Receita de Pé-de-moleque
Farinha de puba
Banana “bem madura”, amassada. Preferencialmente banana najá, mas pode ser usada qualquer banana bem doce.
Ovos
Cravo
Erva-doce
Manteiga ou margarina
Leite Condensado
Açucar
Misturar a massa de farinha de puba a banana amassada e ao leite condensado. A mistura tem que ficar “mais grossinha”, não pode ficar rala. Nesta mistura coloca-se cravo e erva-doce a gosto.
Se a massa não estiver suficientemente doce pode ser acrescentado açucar.
A massa é levada para ser cozida em forno pré-aquecido, com baixa temperatura ou na brasa (como em churrasco). Semrpe deve ser enrolada na folha de bananeira. Antes de se enrolar é importante esquentar um pouco a folha com água quente para que fique mais flexível.
OBS: tem gente que usa castanha-do-pará picada na massa.
O primeiro é caseiro, feito pela Rosângela e o Rudi, em Benjamin Constant – AM. O segundo, embora caseiro, já é feito em escala comercial e vendido no mercado do produtor em Boa Vista – RR, na versão com ou sem a folha de bananeira.
Outros links relacionados:
Caraca, não conheço esta farinha nem de nome e a banana então? nem se fala! adoro banana, pensei que conhecia todas, tô ferrada! ô que dó, nós brasileiros não conhecemos o Brasil! obrigada!!! Bjs!!!