Aldeia Samaúma

A comunidade mais próxima fica a duas horas de distância de voadeira, quando o tempo está bom. Se o motor espanta as aves, não impede de vê-las bailando em sua fuga pelos céus. O reflexo das matas e do azul do céu nas águas castanhas me faz rezar e agradecer por cada instante que quero que se prolongue para sempre em minha memória.

 10 08 waiwai l viagem para sumauma

No caminho passamos por uma cachoeira onde os barcos não passam na época de seca e onde hoje vemos somente as pedras mais altas. Após cerca de mais uma hora o rio se alarga e surgem várias pedras em um remanso. Crianças tomam banho e ao alto vejo uma pequena casa.

IMG_8158

Descubro que o paraíso tem várias moradas quando paramos e percebemos a fartura. Mamão, laranja, ingá, coco, limão, urucum, goiaba, cana, batata, mandioca, manga, algodão, abóbora, melancia… pode plantar que dá. E também dá criança. Como tem criança! Sinto-me em um mundo isolado e único.

2 comentários Adicione o seu

  1. Tiago Veras disse:

    Maravilha ir trabalhar com esta paisagem….
    Parabéns!

  2. Roberto Costa disse:

    Gostaria de obter as coordenadas de localização desta Comunidade. Trabalho no Iphan e recebi uma notificação da existência de sítios arqueológicos nesta localidade em risco de destruição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s