Engraçado. A gente vai a um lugar mais de uma vez e mesmo assim se temos os olhos abertos conseguimos sempre enxergar alguma novidade.
Em Lethem não precisamos de olhos tão abertos para ver que ocorreram mudanças logo após a inauguração da ponte que liga a Guyana ao Brasil. Estive lá no dia da inauguração e, embora não tenha esperado o presidente Lula para a festa, pude ver as primeiras obras.
Grandes lojas foram preparadas para vender para nossos compatriotas mais do que para eles mesmos. As mansões se multiplicam, sempre com o colorido que lhes é característico.
E no grande Shopping Center que os brasileiros acham que Lethem é, descubro muitas coisas que passam despercebidas e que com certeza caracterizam uma cidade única de que gosto:
Hotel para os Indígenas – Indígenas que saem de suas aldeias tem onde ficar em Lethem. Lá eles podem permanecer enquanto tratam de sua saúde, negociam o que produzem ou vem em busca de documentos.
Mesquita Muçulmana – Espero ter oportunidade de visitá-la por dentro como fizeram os repórteres André Julião e Érico Hiller que vieram fazer uma reportagem para a Revista National Geographic. Veja o link da viagem deles no blog do André Julião! Observatório de Gente.
Mercado Municipal – Direto do produtor para o consumidor. “Prices are incomparable” – Preços são incomparáveis!