Hino Nacional: Orgulho também dos indígenas em Maturuca

Pela manhã acordo com o galo. Questiono-me se a festa realmente começará tão cedo, ao raiar do sol. A preguiça é grande, mas a curiosidade é maior e resolvo levantar, tomar um rápido café e ir ao pátio central. Cheguei atrasado. Crianças e jovens já estão dançando com suas roupas típicas em frente ao palanque onde diversas lideranças indígenas, políticas e espirituais discursam.

Começa o Hino. Entra uma atleta de futebol com a bandeira nacional. A emoção é grande e nítida, e aumenta quando o Hino é repetido, desta vez em Macuxi. Uma afirmação clara de que, diferente do que insinuam cartas inventadas que circulam pela internet, todos são orgulhosamente brasileiros.

IMG_1717

IMG_1730

IMG_1737

OBS: Este post faz parte do texto integral das Impressões Amazônicas 64

2 comentários Adicione o seu

  1. Felipe Tomé disse:

    Olá Dr. Altamiro, como vai? sempre rodando esse Brasil em prol da saúde pública de qualidade, eis um direito. Roraima sempre muito cultural, que nossa presidenta não se esqueça da Raposa e conheça, como o Lula, tal orgulho de ser brasileiro! Gostaria muito de ouvir o nosso hino em macuxi!
    Dr., chegou ir pra Amazonia e a conhecer o município de Maués? ou pro Amapá e conhecer Tartarugalzinho? Preciso de algumas informações desses lugares e suas carências para elaboração de um projeto. Ficaria agradecido se me respondesse no e-mail : felipemtome@hotmail.com
    Grande abraço, sempre admirei tua conduta. Felipe Tomé (Faculdade de Medicina Barão de Mauá – RP)

  2. Denise Guerra disse:

    Querido amigo, adorei saber sobre o patriotismo dos parentes! enquanto na cidade as crianças se perdem com funks sem nenhum conteúdo e se esquecem do nosso hino, vejo os indígenas investidos de amor à pátria em todos os sentidos. Se me permite gostaria de reproduzir sua postagem no meu blog Ecos e no Blog Escola Lugar de ser Feliz. Vou iniciar um conteúdo sobre jogos indígenas e farei uma caminhada ecológica ao Pico da Coragem em Japeri com meus alunos para praticarem alguns destes jogos. Acredito que exemplos como estes sejam muito importantes para todos aqui da cidade. Obrigada e aguardo a sua autorização para publicar a matéria com os devidos créditos. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s