Hora de Comer… Hora de festa!

Hora de comer. Todos agora tem oportunidade de provar os alimentos que a terra sagrada de Makunáima deu em troca de tanto suor. O caldo da melancia escorre pelos rostos, adultos se acotovelam em uma mesa comprida, a tapioca é partilhada de mão em mão. Os produtores, orgulhosos, posam ao lado de seus produtos.

IMG_1827

IMG_1833

Posam? Sim, pois não somos somente nós, não indígenas que queremos registrar o momento. Máquinas fotográficas, celulares com câmeras e filmadoras… Vale tudo para registrar o momento e levar para casa imagens desta festa viva da cultura Macuxi.

IMG_2021

Assim os que não puderam vir se sentirão ao menos um pouco presentes e cada comunidade terá oportunidade de fazer a sua própria festa. A incorporação de tecnologia se transforma não em uma agressão aos costumes, mas uma ferramenta no resgate, preservação e estímulo a tradição.

IMG_1866

 

OBS: Este post faz parte do texto integral das Impressões Amazônicas 64

1 comentário Adicione o seu

  1. Denise Guerra disse:

    Nossa, estão lindas as melancias, deu até água na boca! PARABÉNS AOS PARENTES!!! vc sabe que eu sou uma sabiá não é mesmo? Tenho paixão pelas frutas! quando eu era criança eu dizia que iria trabalhar para ser rica e ter muitas frutas em casa! Trabalho muito mesmo! não fiquei rica, mas, graças a Deus tenho sempre muitas frutas em casa e não vivo sem elas. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s