Dificuldades de falar na língua

Apesar do nome tradicional da comunidade por onde passa o rio de mesmo nome, ninguém fala mais a língua materna. Seu Nonato, que vem do Arai com a esposa e os filhos, comunidade distante cerca de uma hora “na pernada” explica.
– Nem eu aprendi a língua Macuxi. Já tenho 44 anos. Quando fui para a escola os padres que davam aula e eles diziam que era mais fácil e mais importante aprender português. A gente quer um professor que dê aula em Macuxi, mas é difícil conseguir.             Este texto faz parte das Impressões Amazônicas 71

2 comentários Adicione o seu

  1. Lidia Pantoja disse:

    Infelizmente essa é a realidade não só dos Macuxi mas de muitas etnias brasileiras… vítimas da catequização, das invasões de suas terras… mas um avanço muito importante é a recuperação da valorização cultural pelos próprios povos indígenas, que pode fazer com que eles possam resgatar ao menos um pouco das informações culturais que foram se perdendo com o tempo. Mais uma vitória para esses povos!

  2. Denise Guerra disse:

    Oi querido, como tudo no Brasil vai perdendo o real valor, assim tem sido a língua, as identidades, o pertencimento. Resta-nos colaborar para não aumentar as estatísticas das perdas. Boa semana! bjus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s