A menina e o “Bicho-da-serra”

Hoje fui atender uma criança na Ponta da Mata, comunidade que fica na ”esquina” da ponta da serra com o começo do céu. São cinco minutos de vôo ou duas horas de perna – fomos voando.

Fui ver uma menina de 11anos, com paralisia cerebral, que havia parado de comer há 4 dias. A menina não anda, não fala, pouco interage com o meio, mas é visivelmente bem tratada: está limpa e tem bom peso. Seus pais não querem levá-la a cidade. Já foi uma vez. Ficou meses: fez exames, tomou remédios, passou por vários médicos e ninguém deu solução ou remédio. Desistiram. Buscaram um pajé, dois, três. Foram até a Venezuela, pajé “internacional”, mas todos foram unânimes: foi quebra de resguardo. Com menos de uma semana a mãe saiu para andar, o que é coisa perigosa. A serra tem muito bicho ruim: Mariuá, Ma-urí, Kalauái. Pegaram seu espírito e agora só esperam ela fazer 12 anos. Neste dia, quando deve menstruar pela primeira vez, sua alma ficara mais frágil, como de toda moça nova e então irá os acompanhar de vez. Com esta convicção conformista os pais aguardam. Até o dia que Deus quiser. Ao menos já estão próximos do paraiso, onde a ponta da serra se encontra ao céu, tendo somente as nuvens e o sol por testemunha.

10 03 Ponta da Serra (12)

 

Este post faz parte das Impressões Integrais 77

2 comentários Adicione o seu

  1. otiliacbarros disse:

    Muito interessante Altamiro, a crença deles, a nosso ver até de ingenuidade mas quem sabe se a natureza não é repleta de deuses e seres, e que nós é que somos ingênuos de pensar que tudo podemos e sabemos…bjs

  2. Pode parecer confuso ou mesmo simples, mas é pura consoilação e determinismo diante das forças da natureza. O verdadeiro místico sabe que é assim. Entregue-swe ao Poder Superior e Ele saberá o que fazer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s