– Está vendo aquela serra lá longe? – me pergunta Catitu, nosso guia em Cavalcante, cidade goiana na Chapada dos Veadeiros.
Ao longe uma serra domina o horizonte e imagino que lá está a comunidade quilombola do Engenho, repleta de cachoeiras e preservada por anos pelo seu isolamento. Longe mesmo, penso eu, respondendo:
– Distante mesmo, não? Lá que está o quilombo?
– Claro que não! – Catitu responde. A gente ainda roda bem do outro lado do morro!
Fico perplexo imaginando duas coisas. A triste necessidade do homem se esconder do próprio homem e na capacidade de resistência e sobrevivência mesmo anos após o fim da escravidão em lugar tão isolado, vítimas de preconceito da sociedade.
Não muitos anos atrás só se atravessava a serra em lombo de burro, carregado com a parca produção para tentar conseguir alguma coisa na também pequena cidade de Cavalcante.
Este post faz parte das Impressões Veadeiras 97 – Confira clicando aqui!