Impressões Amazônicas 76

Aldeia Vista Alegre

Embora a maior parte do meu trabalho seja com crianças, a falta de médico nas comunidades faz com que as vezes eu tenha que atender adultos como seu Joaquim, que veio queixando-se de “problema no material todo”.
A princípio não entendi bem o que ele quis dizer, mas depois de reclamar de “dor pesada nas pernas, apendicite, fígado inchado, peito aberto, espinha de peixe engasgada no pulmão, vista ruim e fraca, pedaço de dente dolorido, espinhela quebrada e muita pancada na cabeça” compreendi que o material estava mesmo todo ruim.
Com tanta queixa ele resolve me ajudar. Pega um papelzinho no bolso e me mostra o que ele quer para ficar bom: “ingessão de coquetel”, seja lá o que ele queira dizer com isso. Depois sussurra “É porque isso vai ajudar a fazer o negócio crescer novamente”. Aí entendi que além do material ruim, o “negócio” não cresce mais…
A culpa de tudo isso, diz ele, é a birita. Já “biritou” muito. Depois de biritar costumava brigar e “homem biritado não bate em ninguém”. Assim ele acordava todo quebrado, riscado e até tiro tomou.
Seu Joaquim vive da aposentadoria e se lamenta: “tenho quatro filhos homens, mas é uma vergonha que tenho que usar meu dinheiro para comprar farinha. Nenhum deles faz roça e eu não consigo mais trabalhar como antes”.
Ele diz que só ficou bom quando “aceitou Jesus”. Conta que não sentiu mais quase nada. O problema é que a única coisa que ele sentiu foi falta da danada da birita. Aí não teve jeito, recaiu e “o material ficou todo ruim de novo”. Ao menos é sincero.
Como foi sincero quando perguntei se não queria ir ao oftalmologista.
– Doutor, eu já fui. Ele falou que eu tinha que usar óculos. Óculos é jóia no rosto de civilizado. Mas para índio não fica bom, não quero usar não. Fica assim mesmo.

IMG_6829

Trabalho na aldeia. A odontóloga Thammy em atendimento.

Aldeia Samã – O dia que o escorpião subiu nas minhas costas.

11 01 Sama (175) Posto de Saúde

Normalmente dormimos cedo nas aldeias. Aqui é diferente. Um escorpião-negro apareceu perto do posto de saúde e logo virou atração. Nosso técnico de laboratório, o Zé Carlos, é um goiano gente boa e cheio de “causos”. Metido a valente, lá foi ele pegar o escorpião e tentar convencer todo mundo a também pegá-lo. Lógico que ninguém gostou da idéia. Aí ele não se fez de rogado: tirou o ferrão do bicho que virou atração para todo mundo, até para a criançada. Pobre escorpião. Já não assustava mais ninguém e passou a noite fazendo as vezes de artista de fotografia.

11 01 Sama (242) Zé Carlos.

11 01 Sama (149) 11 01 Sama (152)

11 01 Sama (257)

Mas a noite foi mais animada ainda, pois na hora de soltar o escorpião o Zé Carlos deu de cara com uma cobra. E coral. O cara queria pegar na mão, achando que não era do tipo venenoso. Como saber? Não dava. De qualquer forma, a coitada também foi devidamente fotografada e documentada antes de solta.

11 01 Sama (275)

Pesquisando descobri se tratar de uma Micrurus pacaraimensis, espécie endêmica desta região e realmente venenosa.

Aldeia Serra do Sol – Etnia Ingaricó

11 04 Serra do Sol (24)

11 04 Serra do Sol (189) 1º dia: peso, altura, vacina e… peito!

Ontem nasceu uma menina aqui na Serra do Sol. A alegria da família pela primeira filha e primeira neta irradiava para todos ao seu redor. O trabalho de parto foi longo, mas a menina chorou bastante e logo estava no peito da mãe.
Ontem faleceu um ancião aqui na Serra do Sol. Há quatro dias sem falar, sem andar e sem comer, somente a tarde fomos chamados, quando já não havia muito o que fazer. Chamar um avião para retirá-lo para sofrer longe da família?

Vida e morte. Morte e vida. O ciclo é único e contínuo.

IMG_6276 Vida que segue. A carne da rês abatida e as brincadeiras das crianças mostram que a vida continua….

–xx—xx—xx—xx—xx—xx–xx

A aldeia Serra do Sol tem o melhor banho que já experimentei em Roraima. Não é a maior cachoeira, nem o rio mais fundo ou mais bonito, mas ainda assim é o meu favorito. Quase todas as pedras do rio são bastante escorregadias, mas exatamente debaixo de uma das quedas d´água, e apenas nela, há uma laje áspera onde se pode ficar bem acomodado. A água vem com força, bate sobre a laje e sobe fazendo bolhas. É como tomar banho em uma garrafa de champagne.

11 04 Serra do Sol (211) é neste ponto, onde a água fica branca… a cor é formada pelas incontáveis bolhinhas…

11 04 Serra do Sol (224) Olha eu lá!

–xx—xx—xx—xx—xx—xx–xx

– Na passarela a índia Denilza Ingaricó. Ela adora dançar Aleluia. Damurida de peixe é seu prato predileto. Aos 12 anos ainda não pensa em namorar, pois quer estudar primeiro – assim narra o apresentador..
Hoje é dia do índio e na Serra do Sol a festa já começou. A aldeia se organizou em diversas equipes que participarão de competições organizadas pela escola. Até nós da saúde temos a nossa equipe.

A nossa equipe chama-se obviamente “Saúde”. As ouras são Beleza da Natureza, Estudantes da Alegria e Comunidade. As atividades do torneio foram decididas pelos professores e lideranças. Cabo de guerra, arco e flecha, corrida de saco, corrida com ovo na colher fazem parte da competição que ainda conta com a escolha do Índio mais Bonito e da Índia mais Bonita, onde Denilza desfila. A animação é grande, pois todos celebram o Dia do Índio, valorizando sua cultura e o orgulho de pertencer a um povo rico e forte.

11 04 Serra do Sol (250) Eu a rigor!

11 04 Serra do Sol (267)

11 04 Serra do Sol (283)

25 comentários Adicione o seu

  1. Jupiara Visser disse:

    Meu querido Altamirinho
    Um Feliz Natal e um Ano Novo com bastante saude para que voce continue o seu trabalho que é muito importante e necessário para esta população. Beijos da tia Iara, tio Rob e familia

  2. Edmea disse:

    Tudo lindissimo, fazendo ate’ a gente pensar no Paraiso!
    Que Deus continue apoiando sua missao na Terra do Sol!

    Abracos,

    Edmea

  3. Otília Chaves Barros disse:

    caramba Alta.. muito legal, muito bom mesmo.. levar dignidade ao povo indígena é tudo de melhor…muito bonito mesmo seu trabalho… qq dia quero ser assim como vc, acho que vou ser medica.. é mais divertido que advogada! hahahahahaha parabéns pelo trabalho, um Maravilhoso Natal a vc, sua família e todos ao seu redor, que vc continue sendo essa pessoa que cativa e ensina de forma tão simples, alcançando a todos! e que seu 2012 seja bombástico! E qq coisa ja sabe né… estamos por aqui sempre

  4. Daniela Roque disse:

    Amoooooo as suas impressoes!
    Parabens amigo, por ser tão dedicado ao povo indigena, que continua marginalizado e (quase) esquecidos pelas autoridades, com certeza seu esforço ajuda a modificar esse panorama.
    Feliz Natal a vc, esposa e PomPom.
    Grande beijo.
    Dani e família

  5. Tatiane Lemos disse:

    Maravilha! Todas as suas mensagens…
    tenha um ótimo final de ano Dr. Altamiro, espero um dia poder conhece-lo pessoalmente. Ou eu me aventuro em Roraima ou o Sr visita novamente o Alto Solimoes!
    sempre tenho visto sua comadre a Nara!

  6. Irene disse:

    Olá Doc!
    Lindas imagens e relato muito bem feito, como sempre!
    Um bom Natal pra vc e tomara que o ano novo traga muitas coisas boas pra vc, seja aí em Roraima ou no Nordeste.
    Um abraço!
    Irene

  7. Edson disse:

    Oi Altamiro!
    Cada vez mais, melhora o sabor de suas impressões: a história desse brasileiro (Joaquim) é ótima.A frase: “óculos é joia na cara de civilizado” é antológica. Que autenticidade!
    Penso q v atingiu o ideal do divertir trabalhando. Para isso, é preciso paixão no que se faz. Obrigado, grande abraço, aguardando a próxima – Edson
    PS: suas fotos são boas, mas essa da aldeia no pé do morro é um primor. Gravei-a. Parabéns!

  8. Cristina Travassos disse:

    OI Altamiro

    Suas narrativas são sempre ótimas mas a do Seu Joaquim é especial.
    Um Natal com muita paz e alegria para todos, espero em 2012 continuar
    participando um pouquinho deste seu mundo que me maravilha tanto.
    Um abraço …………………Cristina

  9. Guida disse:

    Boa noite!

    Obrigada pelas informações, vc é mesmo nota 10. Feliz natal pra você tambem.
    Gostaria de saber se vc tem um protocolo de tratamento das doenças de maior incidência nas crianças? Se você tiver mande pra mim.

    Abraços, saudades

  10. Mauro Passos disse:

    CUIDADO Altamiro!!!
    Abs afetuosos de
    MR

  11. Martha Barrozo Maldonado disse:

    Meu querido amigo ,

    Não precisamos falar de saudades !!!! são muitas…..rsrsrsrsr.
    Fico feliz quando vc nos envia as Impressões Amazônicas e ficamos sabendo de notícias suas.Da forma que vc escolheu de ser feliz e também em ser útil ,e me orgulho de ser sua amiga!!!
    Desejo a vc um Feliz Natal e um Ano Novo com muito sucesso , realizações e saúde!!!!
    Quando estiver em Nikiti nos avise para comer aquela pizza !!!rsrsrsrs
    bjusssss

  12. Angelita disse:

    Oi meu querido !
    Obrigada por continuar encaminhando este precioso trabalho.
    Bjão
    Angelita

  13. Moacir Starosta disse:

    tu és uma figura, para 2012 tudo de bom e eu desejo a tão falada rede de túcum um dia vou conseguir, rsrsrsrrsrrsrsrrssss
    abração do teu amigo gaúcho.

    Moacir Starosta

  14. Isolda Vianna disse:

    Oi Altamiro! um beijo nosso! Um feliz Natal e um Ano-novo recheado de boas notícias. Beijos na turma! tia Isolda

  15. Dianne disse:

    Obrigada, Tatá, por sempre se lembrar de mim…. Foi você quem acompanhou o RN??? Quem fez o parto e como foi???
    Olha ,..fazer amizade com vc, foi um dos pontos altos deste ano…. A gente continua em 2012!!!!!
    Feliz Natal junto com todo seu povo e sua família, viu???
    Agente se fal….escreve, né?rsrs
    Grande abraço…

  16. Ricardo Coelho disse:

    Sensacional!!!
    SAPS,

    Ricardo

  17. Daucy Monteiro disse:

    Altamiro,
    É tempo de agradecer. Agradecer a Deus pela vida, pela natureza, por tudo que ele nos proporciona. Neste momento agrdeço a Deus por você existir e pelo que fez de sua vida. Tudo de bom para você! Que esta garra que você possui continue por muitos e muitos natais.
    Beijo grande de sua admiradora.
    Daucy

  18. Edna Dinelli disse:

    Amigo,

    A sua profissão é mesmo um sacerdócio, não.
    Mas, vamos combinar….você fica bem de índio…risos.
    Beijos
    Edna

  19. Renato Picollo disse:

    Fala Dr. Alt,

    Finalmente saindo nas fotos pra matar um pouco a nossa saudade…

    Renato / Renata / Ro / Rafa / Raquel

  20. Michella Sicsú disse:

    MARIDO, muito show de bola esse seu Impressões, coitadinho do escorpião q virou atração e ainda perdeu o ferrão. Mas a sua cara de assustado foi tudooooooo de bom kkkkkkk.
    Bju cheios de saudades
    Sócia
    PS: esse ano nâo vou passar o Natal com vcs, ainda nem falei pra Lídia 😦

  21. Deolinda Franco disse:

    Essas matérias tem que virar livro, tenho todas arquivadas. Parabéns Dr. Beijo na Lídia e no Pompom. Ah passei para o 3° período na facul. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz Harmonia Tranquilidade Amor e Equilibrio. Amo Vcs!

  22. Denise disse:

    PAZ , SAUDE , SUCESSO !! E QUE VC CONTINUE FAZENDO ESTA MARAVILHA DE TRABALHO !!
    DENISE

  23. Ivan Bordallo disse:

    Olá Altamiro. Já há algum tempo não abro email e recebi o seu como um presente de Natal. Bacana como sempre, com a simplicidade sincera que é a sua marca.
    Um Feliz Natal para você e um Ano Novo repleto de bençãos.

    Muita saúde e felicidade!
    Um abração do Ivan

  24. Wallace disse:

    E ai Altamiro voando muito de asa dura?
    aqui na republica de ribeirao Preto é soó “desenvolvimento” predio
    crescendo , mas na saúde……. fila prá cancer etc não mudou nada
    Abç
    Wallace

  25. Elena disse:

    Olá amigo,

    Por onde você anda? Não sei usar nem fogueira, nem tambor, então que tal se me mandasse um numero de telefone para eu te ligar?

    Bjin,

    Feliz natal atrasado,

    Ps.: Comeu tatu na ceia de natal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s